Está chegando o dia 28 de julho, quando é comemorado o Dia do Agricultor. Data essa em que é reconhecida a atuação dos profissionais de uma das mais importantes áreas da economia.
A razão da criação está na fundação do Ministério da Agricultura, em 1960, no mandato de Juscelino Kubitschek. A data, todavia, foi criada em 1966. No entanto, vale ressaltar que não se deve confundir essa data com o dia do Agricultor Familiar, o qual é comemorado três dias antes - em 25 de julho.
Acerca da importância do agricultor, comentários são dispensados sobre sua relevância, afinal estamos falando de um importante setor não só para a economia brasileira, como também para a população mundial. Está na agricultura a maior parte da produção de alimentos, especial o arroz e o feijão – figuras clássicas e imprescindíveis na mesa dos brasileiros.
Como aponta o Portal do Agro, levantamentos realizados em 2020 pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apontam o agronegócio como um vetor crucial do crescimento econômico nacional. Bens e serviços gerados no agronegócio contabilizaram R$ 1,98 trilhão, ou 27% do PIB brasileiro.
De acordo com reportagem do Brasil Escola, a profissão do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade e há relatos de que ela está há mais de 10 mil anos, isto é, desde o período Neolítico. Foi por meio da agricultura que nosso atual estilo de vida começou, pois o ser humano deixou de ser nômade e tornou-se sedentário. Ou seja, acostumado a armazenar alimentos e se instalar numa região fixa.
O noticiado pelo portal continua e afirma que: "No Brasil, uma das primeiras práticas estabelecidas após o início da colonização portuguesa – além do extrativismo vegetal do Pau-Brasil – foi a instalação das chamadas plantations, as monoculturas agrícolas. Inicialmente, o principal produto foi a cana-de-açúcar, mas, com o tempo, outros ciclos agrícolas sucederam-se, com destaque para o café ao longo do século XIX e a soja no século XX. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar e laranja, bem como o segundo maior produtor de soja (atrás apenas dos Estados Unidos), conforme dados divulgados em 2009 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)."
Ademais, como o agricultor trabalha no campo, diariamente e possui o enorme papel social, no preparo do solo, manejo das pragas e doenças nas lavouras, a fim de elevar a produtividade. É um trabalho árduo que esses cidadãos exercem para alimentar a sociedade brasileira.
Comentários: