A primeira e única vez em que o Brasil comandou as duas decisões foi em 2021. Na ocasião, Palmeiras e Flamengo foram finalistas da Libertadores; Sulamericana foi decidida por Athletico-PR e RB Bragantino.
Na temporada vigente, o Atlético (Mineiro) havia se classificado para a final da Liberta na última terça (29), depois de segurar o River Plate em pleno solo argentino. Por sua vez, num jogo de atritos extracampo, o Botafogo, que havia vencido a ida por 5 a 0 no Nilton Santos, se deixou levar pela vantagem e foi derrotado por "apenas" 3 a 1 com time misto, o que foi suficiente para manter a classificação.
Pela Sula, o Cruzeiro fez o caminho inverso: enfrentando o argentino Lanús, precisava fazer o resultado no país vizinho, por ter empatado em casa. Assim foi feito e a celeste mineira avançou à final após Kaio Jorge anotar o único gol do confronto.
A esperança desta quinta (31) é o Corinthians. O time paulista terá missão idêntica a do Cruzeiro, já que empatou em casa com o Racing (também argentino) e será necessário triunfar nos campos adversários caso queira ser finalista no tempo regulamentar.
O timão contará com a garra de seu elenco para chegar pela primeira vez à decisão do certame. Jogadores como Yuri Alberto e a estrela holandesa, Memphis Depay, serão os destaques da equipe brasileira para este duelo derradeiro.
Comentários: