Há alguns anos existe um certo embate entre o eFootball (antigo PES) e o EA Sports FC (antigo FIFA) acerca de contratos exclusivos, especialmente para com os clubes da Série A italiana. Em verdade, essa questão existe desde o início do século com as divergências nos contratos da Premier League e Primeira Liga portuguesa, mas o destaque hoje fica por conta dos times da velha bota.
Começou com a Juventus (embora já tenha retornado), a qual tornou-se "Piemonte Calcio" por algumas temporadas. Em seguida, Lazio (Latium), Roma (Roma FC) e Atalanta (Bergamo Calcio), anos depois, assinaram contrato de exclusividade com a Konami e ficaram com equipes genéricas no jogo da EA. Um ano depois, o Napoli fez igual - sendo representado pelo Napoli FC.
Há um detalhe curioso acerca desses nomes genéricos, tais quais Latium, Bergamo e Piemonte. A Lazio fica como Latium devido ao nome da região (Lácio), assim como a Juventus, que é de Piemonte. Atalanta recebeu o nome de sua cidade - Bérgamo. Enquanto isso, Roma e Napoli mantiveram seus nomes porque ambos levam a denominação de suas cidades, mas seus acrônimos (AS e SSC, respectivamente) foram alterados.
Além do nome, os uniformes e os escudos também ficam genéricos. Ademais, esses clubes não são pronunciados pelos narradores do game, o que deixa um vazio ainda maior sobre eles.
Para a temporada 2024/25, já há informações de que Napoli e Roma terão suas licenças reestabelecidas. Até o dado momento, Lazio e Atalanta seguem de fora.
Outrossim, relatos indicam que os gigantes de Milão (Inter e Milan) deixarão o game da EA, sendo substituídos por equipes genéricas. A Internazionale se tornará Milano Calcio. Já o Milan, Milano FC.
O novo FIFA (EA Sports FC 25) estará disponível globalmente em 27 de setembro de 2024. Sua edição anterior vendeu mais de 11 milhões de cópias apenas na primeira semana.
Comentários: