Conhecida por seguir o formato usado pela Copa do Mundo até 2022 (oito grupos com quatro participantes em cada, no qual se classificavam os dois primeiros), a UEFA Champions League terá novo modelo a partir desta temporada. A edição 2024/25 apresenta mais clubes e formato de liga.
Em primeiro ponto, serão adicionados mais quatro times na fase inicial. A nomeada "fase de grupos" se transformará em "fase de liga" - e passará a ter 36 participantes em vez de 32.
A propósito, as equipes não jogarão mais apenas seis jogos e sim oito (a definição dos adversários ainda será sorteada, mas sabe-se que serão dois times de cada um dos quatro potes). Quatro delas como mandantes e a outra metade como visitantes.
Se classificarão para as oitavas-de-final os oito primeiros colocados da tabela. Os times da 9ª à 24ª colocação disputarão entre si um playoff eliminatório. 9º ao 16º duelarão frente aos 17º e 24º colocados, obtendo a vantagem de decidir em casa.
Pretende-se que os jogos sejam realizados entre setembro e janeiro (jogos no primeiro mês do ano serão novidade no certame europeu). Além disso, A UEFA Champions League terá uma semana exclusiva de jogos, ou seja, não haverá calendário da Europa League ou Conference League. Nessa semana, a Champions contará com partidas na terça, quarta e - a novidade - quinta-feira.
A "fase de liga" também será válida para as duas competições menores da UEFA (Europa League e Conference League). As equipes da Europa League também irão fazer oito jogos. No entanto, os times da Conference League permanecerão com seis partidas cada.
Ademais, o sistema de rebaixamento será abolido, isto é, aquelas 3ªs colocadas da Champions que iriam para a Europa League. Assim sendo, quem for eliminado na fase de liga, irá encerrar sua participação internacional na temporada.
Comentários: