O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (6), em Salvador, de uma cerimônia de entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipamentos cirúrgicos, dentro do Novo PAC Saúde, destinados ao estado da Bahia.
O conjunto de ações representa um dos maiores pacotes de investimento em saúde já anunciados para o estado, com um total de R$ 345 milhões, voltados à expansão e à melhoria do atendimento à população baiana.
Novos equipamentos e ampliação da assistência
Durante a agenda presidencial, serão realizadas as primeiras entregas dos chamados “combos cirúrgicos”, sendo 10 conjuntos destinados a cirurgias gerais e oftalmológicas, além dos combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde. Ao todo, a Bahia receberá 1.030 combos, que serão distribuídos entre 402 municípios.
As duas novas modalidades do Novo PAC Saúde têm como objetivo ampliar a assistência especializada e aumentar a resolutividade da Atenção Primária. Em nível nacional, o programa prevê a entrega de 150 combos cirúrgicos e 10 mil combos de equipamentos, o equivalente a cerca de 180 mil aparelhos, para reforçar o atendimento nos postos de saúde em todo o país.
SAMU, telessaúde e novas policlínicas
Os municípios baianos também serão contemplados com:
-
107 novas ambulâncias do SAMU
-
32 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs)
-
575 kits de telessaúde
Como parte dos avanços do Novo PAC Saúde, o governo federal também irá assinar ordens de serviço para a construção de três novas policlínicas, que serão implantadas nos municípios de Ibotiramã, Ipirá e Seabra, ampliando o acesso a consultas e exames especializados no interior do estado.
Programa Agora Tem Especialistas
As ações anunciadas fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que tem como foco a expansão da assistência especializada, com a realização de mais exames e cirurgias, buscando reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários: