Usado para substituir o açúcar em bebidas e alimentos e conhecido por ser baixo em calorias, o eritritol pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares bem como AVC, derrame e ataque cardíaco. Estudo realizado pela Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, associou o ingrediente ao risco de coagulação do sangue.
De acordo com matéria da CNN Brasil, a pesquisa foi publicada no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, na quinta-feira (8), e faz parte de uma série de análises sobre os efeitos fisiológicos de substitutos comuns do açúcar. No estudo, eles mostraram que o eritritol pode não ser tão seguro quanto considerado pelas agências reguladoras e argumentam que ele deve ser reavaliado como um ingrediente.
A reportagem prossegue e afirma que a atual pesquisa foi feita com base num estudo anterior feito pela mesma equipe de pesquisadores. Na ocasião, os cientistas descobriram que pacientes cardíacos com alto consumo de eritritol tinham duas vezes mais chances de sofrer um evento cardíaco grave nos três anos seguintes, em comparação com aqueles pacientes que consumiam menos adoçante.
Além disso, tal estudo concluiu que adicionar eritritol ao sangue ou às plaquetas dos pacientes aumentava a formação de coágulos, o que pode interromper a passagem de sangue e aumentar o risco de eventos cardiovasculares, como um acidente vascular cerebral (AVC). Esses achados foram confirmados por estudos pré-clínicos.
Comentários: